Quem somos



Oscar Goldszmidt


O trabalho de Oscar Goldszmidt com Teatro de Bonecos começou em 2004. A sua formação na área de Teatro começou com cursos de Teatro de animação e mímica na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São paulo (USP). Também participou de uma oficina “permanente” (1 ano) com a Companhia de Teatro TRUKS, entre outros. Dirige o grupo Teatro de Bonecos do Gepeto desde 2004. Foi Coordenador de Teatro na Oficina Cultural Paulo Betti da Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra - SP entre os anos de 2006 a 2009. Em 2014 iniciou atividades de contação de histórias e teatro de bonecos com foco em crianças com necessidades especiais na Creche Especial Maria Claro em Sorocaba – São Paulo. Atualmente ensina ética através de teatro de bonecos para arte-educadores, bibliotecários, estudantes de pedagogia e professores de ensino primário. Dirigiu dois grupos de teatro com adolescentes em uma escola estadual onde debatiam dilemas éticos e montaram duas peças de teatro de bonecos sobre bullying. Participou num evento da União Internacional de Marioneteiros em Storrs - Connecticut e de um grupo de pesquisa na Universidade de São Paulo sobre Teatro de Animação Contemporâneo



Viviana Rogozinski


Professora e bonequera, é bacharel em educação pré-escolar e leciona em educação primária e de adultos.
Dirige oficinas de Teatro de Bonecos como uma linguagem artística-expressiva em várias instituições de ensino da cidade autônoma de Buenos Aires na formação de professores de pré-escola e ensino fundamental. Ela também ocupa a cadeira de Teatro de Bonecos no  Instituto Vocacional de Arte no Ministério da Cultura da Nação. É professora do Seminário de Teatro de Bonecos e Artes Visuais no Nível Pré-Escolar, UNSAM. Universidade Nacional de San Martin.
Viviana ministrou cursos de formação de professores por 12 anos no Centro de Política Econômica da Argentina, no Ministério da Educação de Buenos Aires, lá também foi especialista em “Arte e diversão na linguagem de Teatro de Bonecos na pré-escola”, por 4 anos.
Lecionou em vários eventos, como a 39ª Feira do Livro em 2013, a 6ª OMEP, Congresso da Organização Mundial da Educação Infantil de 2013, entre outros.
É autora de “Los Títeres y sus Nidos” (Bonecos e seus Ninhos: ambientes de experiência) da Editorial Puerto Creativo, 2019; e de Títeres en la Escuela – Expresión, Comunicación y Juego (Bonecos na escola: Expressão, comunicação e jogo, Edições Novedades Educativas, 2001. É coautora de "Requetelibros", Aique Larousse Editorial para o primeiro ciclo em Arte e Bonecos, 2001. Viviana também escreveu artigos de arte e educação para a OMEP, para Noveduc, Seja e Expresse, Hacer Escuela, entre outros editoriais.
Bonequera independente há 30 anos, seu foco é o nível inicial, as creches e o fundamental. Ela desenvolve um projeto focado em bebes e adultos jovens há quinze anos. Ela conduziu um treinamento ontológico, o programa Felicidade de “A Arte de Viver” e o Seminário de Marcadores de Yoga para Crianças RYE, para continuar a construir uma perspectiva holística na tarefa pedagógica e artística.

Contatos: vivirogo@yahoo.com.ar, www.vivirogo.com.ar 



 Roberta Jorge Luz  

Mestra e especialista em Arte pelo Instituto de Arte da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP/SP. Especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da USP e em Dança e Consciência Corporal pela UGF. Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas e em Pedagogia. Trabalha atualmente como Professora Coordenadora de Arte (PCNP) na Diretoria de Ensino de Sorocaba e coordenou a Oficina de Teatro de Bonecos para Professores de Arte na mesma instituição no ano de 2013. Participou da elaboração e coordenação do projeto “O Teatro de Bonecos e a Educação” junto com Oscar Goldszmidt.  É afiliada à Federação dos Arte Educadores do Brasil (FAEB).







Regina de Fatima Matavelli Lourenço

Professora de Língua Portuguesa e Inglês, aposentou-se no final de 2019.  Trabalhou com fantoches desde a infância, pois é descendente de família circence (Circo Rocha) e seu avô construía e manipulava mamulengos. Nas escolas, profissionalmente sempre se utilizou do recurso dos fantoches para contar histórias e estimular em seus alunos o gosto pela leitura. Atuou durante muitos anos em projetos de sala de leitura na escola pública, levando à sala de aula os mamulengos históricos de seu avô e construindo com os alunos fantoches para a prática pedagógica. Confirmou na prática o quanto o teatro de bonecos é uma ferramenta importante na educação. Atuou junto com Oscar Goldszmidt no projeto “Teatro de Bonecos e a Educação”.



 Matteo Corbucci, Roma, Itália


É Pedagogo e educador profissional, trabalha há muitos anos na educação infantil. Como professor, aprofundou os estudos sobre teatro de bonecos e fantoches, descobrindo o quão poderosa e útil é essa ferramenta para promover uma qualidade na educação. Coordena um centro educacional em Roma e realiza pesquisas e projetos educacionais em todo o país sobre o uso do fantoche como um instrumento tipicamente humano de expressão, relação e cultura. É parceiro no projeto “O teatro de bonecos e a educação”.















Laura Barbeiro

Laura Barbeiro, 30 anos, vive em S.J. do Rio Preto, SP e é formada em Artes Visuais pela Unicamp, em 2012. Em seu ateliê, nomeado “Invisível Colorido”, desenvolve trabalhos voltados às artes visuais, cenografia e confecção e pesquisa de formas animadas teatrais. Tem se destacado em sua cidade através de prêmios de incentivo para a realização de sua arte, tais como murais e exposições, e realizado parcerias junto a grupos teatrais para a criação e desenvolvimento de cenários, bonecos e adereços cênicos. Ainda na graduação realizou diversos trabalhos em cenografia junto ao Grupo Garrucha, de Campinas; Em 2017 realizou sua 1ª exposição individual nomeada Dentes de(leite): Narrativas visuais, através do edital Nelson Seixas de Artes Visuais em sua cidade e foi uma das artistas premiadas pelo edital de Ocupação Artística do Sesi, confeccionando o mural ilustrativo “Histórias do fio do telefone”, no Sesi da cidade de Sumaré, SP; Em 2016, executou pela Secretaria da cultura o projeto Olhar Marginal, realizando 8 murais artísticos nas avenidas marginais de S.J.R.P; Na graduação, realizou na Unicamp a intervenção artística “O Sertão Vai Virar Mar” em parceria com Miriam Kajiki, através da Bolsa Aluno-Artista, em 2011.
Com obras de desenho e pintura, fez parte do corpo integrante de artistas da Galeria Smith, em São Paulo e participou de salões de Artes Plásticas em S.J. R.P e em Embu das Artes, SP.Ministrou diversas oficinas de arte para crianças e adultos em diversas unidades do Sesc e da Fundação Casa. Atualmente, atua como arte-educadora, e artista independente. Fez as ilustrações presentes no material didático referente a manipulação dos fantoches no projeto “Teatro de bonecos e a educação”.





Bruna Bengozi

Bruna Bengozi é responsável pelos serviços de produção textual e de consultoria acadêmica da Monk's House Consultoria. Sempre foi apaixonada pela leitura e escrita, assim como pelo estudo do passado. Essas paixões a levaram ao Bacharelado e Licenciatura em História (2012) e ao Mestrado em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (2016). Durante sua formação, dedicou-se ao estudo do período medieval e foi bolsista de Iniciação Científica e Mestrado pela FAPESP. Após a conclusão da Pós-Graduação, resolveu lecionar e se especializar na área de produção textual, com cursos pela Universidade do Livro e Fundação da Editora da UNESP. Também tem se aprofundado no campo da literatura, atuando como mediadora do clube de leitura Leia Mulheres, em Sorocaba/SP, e como editora, redatora e revisora do site Livro & Café. Foi revisora do texto "O Teatro de Bonecos e a Educação", elaborado por Oscar Goldszmidt.


Talita Anunciado Rodrigues

Talita Anunciado Rodrigues é professora de inglês e doutora em Literatura pela UNESP (2015). Foi bolsista da CAPES durante o programa de doutorado, completando parte da pesquisa na Brock University (Canadá), com uma bolsa de estudos PDSE. Atualmente, leciona nos cursos de Comércio Exterior, Gestão de Negócios e Gestão de Serviços da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e também trabalha com os seguintes temas: ensino de literatura, pesquisa sobre literatura de autoria feminina e representação de mulheres na ficção. Participa de avaliações de artigos para periódicos e coordena o clube do livro do SESC Sorocaba desde 2016. Talita trabalhou como revisora para a versão em inglês do texto do blog "Teatro de Bonecos e a Educação", de Oscar Goldszmidt.



Gustavo Sarti

Gustavo Sarti é sociólogo com mestrado em Governança da Internet na UNICAMP e trabalha no SESC Sorocaba como educador no programa de Tecnologias e Artes. Ele ajudou na publicação do conteúdo do blog e forneceu um serviço de consultoria para o lançamento on-line.

Postagens mais visitadas deste blog